A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) encerrou o ano de 2021 com 5.563 novas unidades consumidoras registradas no Ambiente de Contratação Livre (ACL), representando um crescimento 87,2% maior que o de 2017.
Quais os motivos para o crescimento do Mercado Livre de Energia?
De acordo com a CCEE, essa evolução no número de unidades consumidoras no Mercado Livre se dá por três fatores principais:
Viabilidade financeira
A livre concorrência permite ao consumidor negociar os valores e a flexibilidade contratual diretamente com o fornecedor de energia, podendo escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades e apresente a proposta mais vantajosa para a sua empresa, sem se limitar aos preços de uma única distribuidora de energia.
Previsibilidade orçamentária
A contratação antecipada e sob demanda, de acordo com o histórico de consumo do cliente, permite firmar contratos de longo prazo e garantir o preço de energia com anos de antecedência. O apoio de uma Assessoria profissional assegura uma compra de energia estratégica, evitando a necessidade de compra no curto prazo e possibilitando maior previsibilidade dos gastos.
Preocupação com sustentabilidade
Cada vez mais as empresas demonstram preocupação com as questões ambientais e buscam potencializar a sua imagem adotando medidas sustentáveis. No Ambiente de Contratação Livre, o consumidor pode optar por comprar energia de fontes limpas e renováveis, contribuindo com o meio ambiente e com o fortalecimento da sua marca.
Quais os estados com maior participação no Mercado Livre ?
Os estados que lideram o volume de migrações nos últimos anos são São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Essa representatividade se dá, especialmente, porque essas regiões são as mais industrializadas do país. Em Minas Gerais, por exemplo, o Mercado Livre já representa mais de 50% de todo o consumo elétrico do estado.
Ou seja, cada vez mais empresas aproveitam as vantagens de estar no Ambiente de Contratação Livre! Entre em contato e entenda se a sua empresa também pode participar, através de um estudo de viabilidade gratuito!