Quer entender como a cooperativa de energia pode gerar resultados positivos para o seu negócio? Confira nesse blog!
De acordo com uma estimativa feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e publicada no site da Agência Brasil, em 2024, cerca de 1,2 milhão de moradias brasileiras produzirão sua própria energia.
Mas por que esse sistema de geração distribuída está crescendo tanto? Quais são os benefícios para as empresas? Vejamos:
Como funciona uma cooperativa de energia?
A cooperativa de energia foi regulamentada pela Aneel na Resolução Normativa nº 482/2012. A finalidade desse modelo de distribuição é agregar pessoas interessadas em produzir sua própria energia elétrica a fim de terem acesso às tarifas reduzidas. Isso é possível por meio de uma negociação direta com uma concessionária.
Quais são os benefícios da cooperativa de energia para a sua empresa?
Muitas empresas estão migrando para uma cooperativa de energia por causa dos vários benefícios encontrados. A seguir, te mostraremos alguns deles.
Economia de energia
Um dos aspectos importantes da geração compartilhada é a economia de energia. Como assim? Nenhuma energia produzida é desperdiçada. Por exemplo, caso haja excedentes na produção energética de uma cooperativa, essa quantidade retorna para os cooperadores em forma de crédito, ou seja, descontos na conta de luz – que pode chegar a 10%.
Redução de custos
A redução dos custos da empresa com energia elétrica é resultado do uso de fontes renováveis, como:
- solar;
- biomassa;
- eólica;
- biogás;
- hidráulica.
Além de serem sustentáveis, essas energias são isentas de taxas caras, como as bandeiras tarifárias. Além disso, os produtores recebem incentivos do Governo em forma de dedução de impostos que são atrelados a geração de energia não-renovável.
Quer saber mais sobre os benefícios para a sua empresa? Então, leia agora o artigo: Tudo que você precisa saber sobre uma cooperativa de energia.