·

3 dicas para o planejamento financeiro da sua empresa

3 dicas para o planejamento financeiro da sua empresa

O planejamento financeiro de uma empresa é o conjunto de ações e ferramentas que servem para organizar e  gerenciar os recursos financeiros, de modo que a companhia possa atingir seus objetivos e melhorar seus resultados. 

Ele é fundamental para o sucesso e crescimento de uma empresa e permite a tomada de decisões mais assertivas,  sendo essencial para qualquer negócio!  

Por isso, preparamos essas dicas para te ajudar a elaborar o planejamento financeiro da sua empresa!

1 - Faça um diagnóstico financeiro

Para  estabelecer metas concretas, é necessário visualizar exatamente onde a sua empresa está.

Por isso, um diagnóstico da situação atual é o primeiro passo para um planejamento baseado em informações concretas. Ele deve ser feito junto a todos os setores da empresa, avaliando o balanço patrimonial, o fluxo de caixa, os concorrentes, o posicionamento da marca, as forças e fraquezas do negócio. 

Com esse diagnóstico, é possível começar o planejamento sabendo o quanto está disponível para investimento e estabelecer claramente o que precisa ser feito para maximizar os resultados. 

2 - Registre todas as transações

Manter organizado o seu fluxo de caixa é essencial para o acompanhamento do seu planejamento financeiro. Esquecer de registrar algum gasto pode prejudicar toda a programação de contas e afetar a saúde financeira do seu negócio. 

Para isso, você pode contar com a ajuda de softwares e planilhas, mas o mais fundamental é ter disciplina e registrar todos os gastos, por menores que sejam, para não deixar nenhum “furo “ no seu planejamento.

3 - Procure ter previsibilidade de gastos

Prever quais serão os gastos da empresa nos próximos meses ou anos é muito importante para a organização financeira e equilíbrio do fluxo de caixa. Com ela, você consegue saber quanto precisará de receita e estimar sua margem de lucro com mais segurança. 

Um dos aspectos que mais impactam o orçamento das empresas é a energia elétrica, que pode representar até 40% dos custos! Um gasto tão expressivo, e muitas vezes inevitável, deve ser levado em consideração no seu planejamento financeiro. 

Para contar com preços de energia mais baratos e previsíveis, considere a migração para o Mercado Livre de Energia. Com ele, além de poder contratar energia mais barata, você não fica sujeito às bandeiras tarifárias,  garantindo com anos de antecedência quanto você pagará no KWh, mas pagando somente após o consumo. 

Na Sion você conta com todo o apoio na sua migração e operação no Mercado Livre de Energia, entre em contato e conheça mais sobre esse setor! 

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações