Com os contínuos aumentos dos custos de energia elétrica, a autoprodução de energia é uma alternativa que vem chamando a atenção de várias empresas brasileiras, especialmente do ramo industrial. A modalidade, regulamentada pela ANEEL, possibilita um investimento de longo prazo que contribui com mais economia, previsibilidade de gastos e fortalecimento de marca através do uso de energia renovável.
O que significa ser Autoprodutor de Energia?
Um autoprodutor é o consumidor que possui uma usina de geração de energia para consumo próprio e também faz parte do Ambiente de Contratação Livre (ACL). Esse consumidor, que necessariamente deve estar conectado em alta tensão, fica habilitado a negociar no Mercado Livre de Energia, seja para vender o excedente gerado pela sua usina ou para comprar energia caso a sua produção não atenda a todo o consumo.
Em caso de produção de energia além da utilizada, ao invés de gerar créditos para consumo futuro, como acontece na Geração Distribuída (modalidade mais comum de geração própria), o consumidor fica apto a vender a energia excedente para outros consumidores livres, sujeito aos preços do mercado de curto prazo.
Quais as vantagens da Autoprodução?
Descontos de taxas
Na Autoprodução de Energia são concedidos descontos sobre tarifas de uso dos sistemas de transmissão (TUST) e distribuição de energia elétrica (TUSD), a fim de incentivar a modalidade de geração.
Além disso, assim como para todos os consumidores do Ambiente de Contratação Livre, não há a incidência de bandeiras tarifárias sobre o preço da energia contratada, permitindo maior economia e previsibilidade dos gastos.
Geração local ou remota
Na Autoprodução, o consumidor pode construir sua usina no local de consumo da sua empresa, caso isso seja viável, ou optar pela instalação em qualquer outro lugar do país através da Autoprodução Remota.
Isso permite analisar e escolher o melhor local para a geração, considerando os aspectos de área e condições naturais, como incidência solar ou velocidade dos ventos, de acordo com a fonte da energia.
Combinação de modalidades
Um dos pontos fortes da Autoprodução de Energia é a conveniência de combinar diferentes modalidades de suprimento: gerar sua própria energia e ainda negociar com outros geradores. A operação de um Autoprodutor é rentável e traz previsibilidade e segurança. Ainda assim, vale ressaltar que a operação comercial exige conhecimento de mercado e um trabalho mensal a ser feito de registro e monitoramento do consumo e geração de energia.
Na Sion, você conta com uma gestão profissional e do seu consumo e da energia gerada pela sua usina, com a análise constante dos resultados. Nossos gestores acompanham a geração e estimam se a energia produzida será suficiente para o consumo da sua empresa, conduzindo a contratação no Mercado Livre de Energia caso necessário. Em caso de produção excedente, o cliente também recebe todo o apoio necessário para a venda no Ambiente de Contratação Livre.
Entre em contato e conheça mais sobre nosso serviço de gestão para a Autoprodução de Energia!