O Mercado Livre de Energia se expande mais a cada ano. Para 2022 existem aproximadamente 1,9 mil novos consumidores aptos à migração. Participar do Ambiente de Contratação Livre (ACL) pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, como redução dos gastos com energia elétrica, ausência de cobrança de bandeiras tarifárias e previsibilidade de gastos.
Mas como funciona o processo de migração para este mercado? Nesse artigo, te apresentaremos tudo que você precisa saber!
Quais os passos para migrar para o Mercado Livre de Energia?
Detalhamos abaixo os principais passos do processo de migração:
A principal etapa para uma empresa interessada em entrar no Mercado Livre de Energia é realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica com uma Gestora de Energia. Esse estudo analisa os requisitos de tensão e demanda necessários para a migração e projeta os custos no mercado livre em comparação com o mercado regulado para os próximos anos.
Na Sion, esse estudo é feito de forma personalizada, por engenheiros especializados em gestão de energia. Ele leva em conta as necessidades da sua empresa, seu histórico e expectativas de consumo, a fim de obter uma projeção de economia transparente e realista.
Informar a Distribuidora de Energia
Caso o estudo indique viabilidade, o interessado deve informar a sua concessionária de energia local (Copel, Celesc, Energisa, Cemig, etc …) a intenção da migração através de um documento chamado “Denúncia de Contrato”. Os contratos com a distribuidora tem uma duração de 12 meses e devem ser rescindidos com 6 meses antes da entrada desejada no mercado livre, no período chamado de janela de migração.
Adequação ao Sistema de Medição e Faturamento (SMF)
O Sistema de Medição e Faturamento consiste nos transformadores e medidores que coletam remotamente os dados de consumo para a cobrança de energia. Nessa fase, o consumidor deverá contratar uma empresa especializada e autorizada pela concessionária local para realizar o processo de adequação do SMF ao padrão do Mercado Livre de Energia.
Negociação e compra de energia
Um passo muito importante é a negociação da compra de energia, quando o consumidor irá de fato acordar os contratos de fornecimento da energia, alinhando preços, a demanda e o montante efetivamente contratado.
Nessa fase, a assessoria de energia se faz indispensável, pois é responsável por oferecer e analisar de forma técnica e imparcial os produtos disponíveis, levando em conta não só preço, mas também flexibilidade, formas de pagamento e padrão de consumo, orientando de forma personalizada na compra de energia mais vantajosa para a empresa com Geradores de Energia de confiança.
Abertura de conta corrente específica
Nessa etapa, deve ser realizada a abertura de conta bancária específica no Banco Bradesco, onde se centralizam todas as operações financeiras do Ambiente de Contratação Livre.
Adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)
Essa etapa é uma das primeiras a começar e a última a ser concluída. Desde o início do processo, é necessário realizar as modelagens dos ativos, cadastros e envio de documentos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Após todas as etapas anteriormente citadas estarem finalizadas, conclui-se a adesão do consumidor à CCEE. No término deste processo, sua Assessoria de Energia envia uma série de informações e documentos, para oficializar a migração para o Mercado Livre de Energia e obter a aprovação final.
Quais são os documentos necessários para migrar para o Mercado Livre de Energia?
A migração para o Ambiente de Contratação Livre é um processo que exige vários documentos importantes para garantir a segurança jurídica do setor, conheça alguns deles:
Contrato social, cartão CNPJ e Inscrição Estadual
Usados para validar os dados da empresa, esses documentos são essenciais para a denúncia do contrato com a distribuidora e para a finalização do processo de compra de energia.
Faturas de energia do último ano
São utilizadas para a análise do padrão de consumo ao longo do ano e elaboração do estudo de economia no Mercado Livre de Energia.
Balanço Patrimonial e DRE
São documentos contábeis apresentados no momento da compra de energia, utilizados pelas comercializadoras para a análise financeira da empresa.
Certidão Negativa de Falência
É o documento exigido pela CCEE para a conclusão do processo de adesão da empresa ao Ambiente de Contratação Livre.
Por onde começar a migração para o Mercado Livre de Energia?
O primeiro passo para quem está interessado em aderir ao Ambiente de Contratação Livre é solicitar um estudo de viabilidade técnica e econômica junto a uma Gestora de Energia de confiança, para iniciar seu processo com segurança e transparência.
Na Sion, nossa assessoria de energia é focada em resultados, contando com inteligência de mercado e uma equipe com experiência em gestão de energia, que orienta e dá suporte técnico em todas as fases da migração e durante a operação no Mercado Livre de Energia. Comprometimento, excelência e lealdade são os valores que nos guiam para construir relacionamentos de longo prazo com os nossos clientes.
Dê o primeiro passo para começar a economizar e solicite seu estudo de economia clicando aqui!