·

Crise hídrica e os impactos para as empresas

Crise hídrica e os impactos para as empresas

Em 2021, o Brasil passou pela maior crise hídrica dos últimos anos, o que impactou também o mercado energético, já que a fonte hidrelétrica é predominante no país. Para evitar os apagões, foi necessária a ativação de usinas termelétricas e a compra de energia de outros países para garantir o fornecimento do insumo, o que gerou um gasto além do esperado. 

Esses gastos impactaram  na conta de energia dos consumidores do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) por meio das bandeiras tarifárias, que geram um acréscimo na cobrança da fatura. No momento, os consumidores pagam a bandeira de escassez hídrica,  que representa uma cobrança extra de R$14,20 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) de consumo. Então, por exemplo, se a sua empresa consome 50 mil kWh durante o mês, sua fatura terá uma cobrança extra de mais de 7 mil reais só em bandeira tarifária.  

Por mais que já seja possível observar certa melhora no volume de chuvas em algumas regiões do Brasil, o cenário hídrico ainda é incerto, pois se observam situações extremas, como chuvas devastando algumas regiões, enquanto outras permanecem secas. Por isso, a perspectiva é que a bandeira escassez hídrica permaneça, até pelo menos abril de 2022. 

Quais os impactos da crise hídrica para a minha empresa?

A crise hídrica e energética afeta diretamente as empresas de qualquer ramo, principalmente no orçamento:

Conta de luz mais cara

Gastos com energia elétrica representam até 40% do orçamento das empresas que compram energia no Mercado Cativo (ou seja, das distribuidoras locais de energia, como a Copel, Celesc, Coelba etc). Com a crise hídrica e a alta das bandeiras tarifárias, a conta de luz fica mais cara, gerando um gasto ainda mais expressivo no orçamento das empresas.

Competitividade afetada

O custo elevado de energia elétrica compromete o orçamento, limitando os recursos disponíveis para investimentos e o desenvolvimento empresarial, prejudicando a competitividade entre as empres

Imprevisibilidade no orçamento

O cenário hídrico ainda é muito incerto e não se pode ter certeza de quando a situação se estabelecerá e as tarifas de energia diminuirão, o que afeta a previsibilidade dos gastos e o planejamento de investimentos a longo prazo.

Como reduzir os impactos da crise hídrica na minha empresa?

Com a conta de luz tão cara, as empresas buscam estratégias para reduzir os impactos da crise hídrica, abaixo listamos algumas: 

Redução do consumo

A solução mais simples para diminuir a conta de luz é reduzir o consumo de energia, adotando o hábito de desligar as luzes e o ar condicionado ao sair das salas, aproveitando a iluminação natural e incentivando esses hábitos entre os colaboradores. 

Eficiência energética

Outra alternativa é investir em eficiência energética, trocando as lâmpadas comuns por LED, substituindo a fiação antiga e adotando equipamentos mais modernos,  com um consumo de energia mais eficiente. 

Uso de energias alternativas

A matriz energética pouco variada do Brasil é o que torna nosso cenário energético tão sensível às variações climáticas. Consumir energia de fontes alternativas é uma solução para diminuir esses impactos. 

Ao contrário do que muitos pensam, para poder consumir energia renovável na sua empresa, não é necessário grandes investimentos em infraestrutura de geração própria. No Mercado Livre de Energia, as grandes empresas como indústrias e redes comerciais podem contratar energia direto do gerador, escolhendo a fonte e negociando preços e condições com mais liberdade. 

Além disso, nesse setor, também chamado de Ambiente de Contratação Livre, não há bandeiras tarifárias, e por isso o preço de energia acordado no contrato é mantido independentemente das variações climáticas. 

Com a assessoria especializada da Sion você conta com todo o apoio na migração e operação no Mercado Livre de Energia, que acompanha os seus resultados e define a melhor estratégia de compra para o seu negócio, permitindo uma economia de até 35% na fatura de energia! 

Entre em contato e entenda como podemos te ajudar a economizar na conta de energia! 

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações