·

50% de desconto na Demanda: entenda a Energia i5 e as vantagens para sua empresa

50% de desconto na Demanda: entenda a Energia i5 e as vantagens para sua empresa

Empresas que estão no mercado livre de energia podem decidir qual tipo de energia comprar com base no benefício oferecido. Dentre os tipos de energia existentes temos a i5, i8, i1 e a energia convencional.  

A energia convencional é a energia mais comum e costuma ter preço unitário mais baixo. Entretanto, ela não fornece nenhum tipo de benefício sobre a demanda e, para uma empresa contratá-la em 2021, precisa ter pelo menos 1.500 kW de potência contratada junto à distribuidora. Desta forma, ela pode ser mais adequada para grandes consumidores de energia que possuem uso relativamente estável de energia.

A energia incentivada (i1, i5 e i8) tem esse nome porque ela oferece “um incentivo” para a compra de energias renováveis, ou seja, um desconto na demanda contratada para a empresa compradora.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que, quando você compra energia incentivada você tem um desconto sobre a demanda contratada direto na conta de energia.

Por que tenho direito a este desconto na demanda?

Os legisladores procuram incentivar alguns tipos de fontes de energia, especialmente a chamada “energia limpa”, aquela produzida por fontes renováveis. Desta forma, ao dar benefícios para o comprador, tornam mais atrativa a produção de energia por fontes renováveis.

Quem me oferece o desconto na demanda e como vou perceber?

Esse desconto é calculado e mostrado pela sua própria distribuidora de energia sem que você precise tomar ação. O gerador comunica à distribuidora que a energia tem incentivo e a distribuidora repassa isso para você. Você perceberá que o valor do desconto sobre a demanda aparece na fatura emitida pela distribuidora de energia local.

E o que é i1, i5 e i8?

Diferentes programas governamentais de incentivo forneceram diferentes benefícios. Cada gerador de energia incentivada aproveitou alguns destes programas governamentais. Em resumo, encontramos geradores que oferecem energia i5, com 50% de desconto no valor da tarifa da demanda (o desconto não é aplicado aos impostos). E, de forma semelhante, os geradores oferecendo energia i8 concedem 80% de desconto e i1 oferecem 100% de desconto sobre o valor da demanda.

Geradores que fornecem energia i1 ou i8 são raros. Por exemplo, no Brasil há 50 vezes mais produção de energia i5 do que i8. Além disso, o preço unitário da energia i1 ou i8 costuma ser mais caro. Por um lado, o cliente tem grandes descontos na demanda e por outro paga mais caro pela energia.

Para quem é recomendada essa energia?

Em primeiro lugar, essa energia é obrigatória para quem tem uma demanda contratada menor que 1.500 kW e para aquelas empresas que migram por comunhão.

Este tipo de energia também é recomendado para consumidores nos quais o custo da demanda seja representativo frente ao gasto com consumo de energia. No fim das contas, cada perfil de consumo de energia tem avaliado de maneira personalizada.

Atenção! É preciso fazer um cálculo de viabilidade econômica específico para cada situação para entender se este tipo de energia é vantajoso.

Com todo o exposto, percebemos que a energia i5 é a mais adequada para vários perfis de consumidores. Ela oferece um equilíbrio entre desconto na demanda (50%) e bons preços de energia e pode ser adquirida por qualquer empresa que esteja no mercado livre de energia. Além disso, há uma produção substancial deste tipo de energia para favorecer o planejamento de longo prazo.

Todas as questões levantadas aqui são analisadas periodicamente pela Sion para cada um de nossos clientes. O objetivo é adaptar a estratégia de compra para a necessidade específica de cada cliente em um determinado período.

Quer saber mais sobre como a Sion ajuda os clientes a definir a estratégia de compra? Entre em contato com nossa equipe. 

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações