·

Energia incentivada x Energia convencional

Energia incentivada x Energia convencional

No Mercado Livre de Energia, o consumidor tem a liberdade para escolher seu fornecedor de energia podendo optar por diferentes preços e condições de contrato. Dentre essas escolhas está a contratação entre energia incentivada e convencional. Entenda a diferença entre as duas e suas vantagens e desvantagens quando contratadas. 

conheça os tipos DE ENERGIA

As fontes de energia são os recursos naturais destinados a geração de energia elétrica e podem ser classificadas em função da sua origem.

Fontes renováveis utilizam recursos inesgotáveis – são fornecidos por processos naturais contínuos – como a luz solar ou ventos. Já as fontes não renováveis utilizam recursos findáveis – seu tempo de recomposição na natureza é de milhões de anos – como petróleo ou gás natural.

As fontes de energia também podem ser classificadas em sujas, se emitem gases poluentes, ou limpas, se não os emitem.

Uma fonte energética pode ser renovável e suja como a queima de biomassa, que utiliza resíduos orgânicos (inesgotáveis) mas emite gases poluentes em seu processo. O contrário também pode ocorrer, uma fonte ser não renovável e limpa. A fonte nuclear é um caso: ela utiliza materiais radioativos que são findáveis, mas não emite gases poluentes.

Com a intenção de incentivar a contratação de fontes renováveis, comercialmente, criou-se dois tipos de energia: energia convencional e a energia incentivada.

energia convencional

A energia convencional é gerada por fontes que já obtêm uma presença forte no setor elétrico sendo responsáveis por atender a maioria do consumo no país. Esse tipo de energia é gerado em larga escala; potência maior de 30 MW ou de 50 MW dependendo da fonte; independente se é renovável ou não.

Exemplos de fontes convencionais são as grandes hidrelétricas, como a de Itaipu, e termoelétricas a gás ou a óleo combustível.

Esse tipo de fonte só pode ser contratado por consumidores livres do Mercado Livre de Energia que podem escolher entre energia convencional e incentivada. Quem faz parte da categoria de consumidor livre são indústrias e empresas com demanda igual ou superior a 500 kW.

ENERGIA INCENTIVADA

A energia incentivada é gerada por fontes renováveis como a solar, eólica, biomassa e pequenas hidrelétricas. Por serem mais sustentáveis (causam menos impacto na natureza), os órgãos governamentais estimulam a compra desse tipo de energia fornecendo um desconto na distribuição para que seu custo seja competitivo aos preços da energia convencional.

O desconto varia de 50% a 100% na Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD). A porcentagem do desconto é determinada de acordo com o tipo de fonte e potência do gerador contratado.

A escolha desse tipo de fonte também é vantajosa por fortalecer a marca da empresa e garantir certificados de sustentabilidade.

A energia incentivada é obrigatória para os consumidores especiais do Mercado Livre de Energia, quem tem demanda inferior a 500 kW, está em alta tensão e em comunhão de cargas.

cOMO FAZER A MELHOR ESCOLHA

Para que uma unidade consumidora do Mercado Livre faça sua melhor escolha na contratação do seu gerador de energia é necessária uma análise do seu perfil de consumo e atividade econômica assim como um conhecimento profundo do setor elétrico brasileiro e de seus processos. Sendo assim, a melhor opção é a obter auxílio de uma Gestora de Energia.

A Sion Gestão atua há cinco anos como uma Gestora de Energia atendendo consumidores do Mercado Livre em 10 estados e em todas as regiões do Brasil. Nossos clientes contam com nossa inteligência para a melhor contratação e com nossa expertise na gestão das unidades consumidoras. Nosso time é formado por uma equipe de engenheiros especializados no Setor Elétrico que garante os melhores resultados para sua empresa!

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações