acesse sua conta

·

Gerador a diesel ou energia elétrica: o que é mais econômico?

Gerador a diesel ou energia elétrica: o que é mais econômico?

Muitas indústrias têm a prática de utilizar o gerador a diesel para substituir a energia elétrica nos horários de maior custo (geralmente entre às 18h e às 21h). Mas será mesmo que essa opção é mais econômica para o seu negócio? Esse artigo vai te ajudar a entender! 

Por que a energia elétrica é mais cara entre às 18h e às 21h?

Esse intervalo é conhecido como “horário de ponta”. No passado, era considerado o horário com maior consumo de energia ao longo do dia, devido a necessidade de iluminação artificial. Por isso, o governo instituiu que o custo de energia elétrica neste horário fosse mais caro. 

Existe alguma opção além do diesel?

Sim. Na maior parte dos casos, o Mercado Livre de Energia é uma ótima opção para reduzir os custos com energia, mesmo quando comparamos com o diesel. Para essa decisão, é necessário um estudo mais aprofundado, já que existem alguns fatores que afetam essa análise. 

Quais fatores impactam a análise para saber o que é mais vantajoso para minha empresa?

A comparação de custos entre a utilização do diesel e o Mercado Livre de Energia deva levar em conta os seguintes fatores: 

Preço do diesel

Boa parte das empresas acabam pagando o “preço de mercado” do diesel, o que atualmente está muito caro, além de ser sujeito ao preço do petróleo no mercado internacional e às variações do dólar, tornando o preço final imprevisível no médio e curto prazo. 

Eficiência/consumo do seu gerador a diesel

A eficiência de consumo do seu gerador a diesel dependerá da frequência de manutenções, da idade do equipamento e da maneira como são ligados e utilizados as principais máquinas da sua operação/produção. 

Preço da energia no Mercado Livre

O preço de energia no Mercado apresenta grande previsibilidade, na medida em que os valores são fixados em contrato. Além disso, boas compras de energia com certeza vão gerar uma grande economia. 

Crédito de ICMS

Muitas empresas (majoritariamente indústrias) tomam crédito de ICMS do que é pago na fatura de energia elétrica e isso é um grande benefício, pois no Mercado Livre de Energia sua companhia continuará a tomar créditos e ter esse “cash back“. Esse crédito de ICMS gira entre 20% e 30%, na média. Já para o diesel, pouquíssimas empresas podem tomar esse crédito e o percentual é reduzido em relação ao crédito da fatura de energia elétrica. 

Risco de disponibilidade

O risco de indisponibilidade de diesel, seja por alguma dificuldade de transporte ou por uma eventual falta de controle de estoque é muito maior que o risco de você não receber energia elétrica da distribuidora local de energia. 

Praticidade

Por fim, a utilização dos geradores a diesel geram manutenção e demandam uma equipe especializada para ligar e desligar a geração, além dos imprevistos que podem acontecer durante o uso do gerador. Utilizando a energia elétrica do Mercado Livre de Energia sua empresa reduz a utilização dessa mão de obra, além de não ter nenhum susto porque o equipamento próprio parou de funcionar. Com isso, o gerador ficaria como um step em alguma eventualidade. 

Quer saber mais qual opção é a melhor para sua empresa? Entre em contato e receba um estudo de economia personalizado e compare com propriedade! 

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações