A fonte hidráulica (usinas hidrelétricas) é responsável por 64,9% da potência instalada da matriz elétrica brasileira. Em outras palavras, ela é a principal fonte de energia no país.
Com tamanha relevância, o regime de chuvas tem forte influência sobre o preço da energia.
Compro energia elétrica na distribuidora. O regime de chuvas impacta no meu preço?
Sim. Para quem compra energia elétrica da distribuidora a falta de chuva pode gerar 2 efeitos: um de curto prazo e outro de médio prazo.
O de curto prazo é representado pelas bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha – veja nosso publicação sobre o potencial aumento no custo das bandeiras), mecanismo criado para ajudar a dar um sinal econômico auxiliar na “conta bandeira” que auxilia as distribuidoras a pagar o custo das termelétricas acionadas para suprir a demanda nacional. O acionamento das bandeiras tarifárias é um mecanismo de atualização mensal.
Já no médio prazo, uma estiagem mais prolongada pode, por exemplo, acarretar na redução da oferta de energia no mercado e com isso o aumento dos preços.
Faço parte do Mercado Livre de Energia. O regime de chuvas também impacta no meu preço?
No Mercado Livre de Energia as empresas ficam livres das bandeiras tarifárias e o preço da energia é negociado contrato a contrato, de acordo com um fornecedor da sua escolha.
Isso quer dizer que as chuvas não impactam no Mercado Livre de Energia?
Não, elas impactam também.
O que acontece é que no Mercado Livre de Energia os consumidores pagam os encargos separados da tarifa e com valores atualizados mensalmente. Se o regime hidrológico for ruim, os encargos podem ficar mais caros no mês a mês. Para o médio e longo prazo, a falta de chuvas pode gerar um aumento nos preços de energia para novos consumidores.
Em resumo, clientes do ambiente cativo (que compram energia da distribuidora) sofrem muito mais com a falta de chuva, aumentando os custos sem nenhuma previsibilidade ou teto.
Já os consumidores do Mercado Livre de Energia são blindados com a maior parte dos efeitos, percebendo apenas os encargos para ajudar nos custos das termelétricas.
Quer saber mais sobre o impacto das chuvas na sua empresa? Entre em contato com nossa equipe.