acesse sua conta

·

Mercado Livre de Energia: economia para redes de comércio e serviços

Mercado Livre de Energia: economia para redes de comércio e serviços

Cada vez mais comércios e empresas de serviços  buscam expandir seus negócios e abrir novas filiais, formando redes de franquias espalhadas por vários estados. Naturalmente, a expansão dos negócios acarreta também no aumento na conta de energia elétrica. Diante disso, o Mercado Livre de Energia, que existe desde 1998, se apresenta como uma solução para essas empresas diminuírem a conta de luz investindo muito pouco.

Conheça como essa solução pode ser uma alternativa para redes de supermercados, farmácias, restaurantes, hotéis, cinemas, clínicas ou comércio em geral. 

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL) é o setor que permite aos consumidores negociar o preço de energia elétrica direto com o gerador de energia, podendo analisar diferentes propostas e escolher a mais vantajosa para a sua empresa. 

Essa modalidade de contratação conta com preços de energia garantidos em contratos, mais baratos e livres de bandeiras tarifárias, trazendo mais previsibilidade e economia na fatura de energia das empresas .

Quem pode participar do mercado livre?

Por enquanto, o Mercado Livre de Energia ainda é restrito a clientes em alta tensão com carga agregada de no mínimo 500 kW de demanda contratada. Ou seja, essa demanda não precisa estar concentrada apenas em uma unidade consumidora, mas pode ser a soma de várias. Nesse sentido, uma modalidade muito adotada por redes de comércio, hotéis ou restaurantes é a comunhão de direito. 

Regulamentada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a  comunhão de direito é uma modalidade que consiste na união das cargas de diferentes unidades consumidoras de um mesmo grupo empresarial, ou seja, com a mesma raiz de CNPJ. Essas unidades não precisam estar próximas, podendo inclusive ser de estados diferentes, desde que do mesmo submercado elétrico do Sistema Integrado Nacional (SIN). 

Submercados elétricos - Mapa

Como posso entrar no Ambiente de Contratação Livre?

Entrar para o Mercado Livre de Energia envolve várias etapas que exigem bastante conhecimento técnico, especialmente para a migração de empresas com várias filiais, por meio da comunhão de cargas. Por isso, é essencial contar com o apoio de uma assessoria especializada nesse serviço, que orienta desde a análise de viabilidade até as operações mensais de gestão dos contratos e dos resultados. 

A Sion tem experiência na migração de redes de restaurantes, hotéis, cinemas e supermercados para o Mercado Livre de Energia, levando inteligência de mercado para firmar os melhores contratos para a sua empresa economizar na conta de energia. 

Entre em contato e entenda como começar a economizar na conta de luz do seu negócio! 

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações