·

Mitos e verdades sobre o Mercado Livre de Energia

Mitos e verdades sobre o Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia é o ambiente de contratação onde os consumidores podem negociar livremente com os geradores as condições de contratação de energia: volume contratado, prazo de fornecimento e preço. Consequentemente, a livre concorrência entre geradores resulta em preços mais competitivos de energia, trazendo economia para o cliente final. 

Apesar de já atender 85% da demanda do setor industrial,de acordo com a Abraceel, ainda existem muitas dúvidas – e também mitos – acerca desse mercado. Abaixo, esclarecemos as principais delas:

O consumidor paga o preço de energia firmado em contrato?

Verdade. No Ambiente de Contratação Livre, o valor pago pelo KWh de energia consumida é firmado em contrato com o fornecedor com até anos de antecedência, por isso você consegue planejar as finanças da sua empresa sabendo exatamente qual será o preço da tarifa. 

No mercado livre minha empresa corre mais risco de ficar sem energia?

Mito. No Mercado Livre de Energia, você rompe o contrato de Compra de Energia Regulada (CCER) com a distribuidora e passa a comprar energia direto do gerador, mas mantém o Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD), portanto, o fornecimento de energia continua sendo garantido pela distribuidora local da sua região.

No Mercado Livre de Energia, não preciso pagar bandeiras tarifárias?

Verdade. As bandeiras tarifárias são taxas extras aplicadas na conta de energia da distribuidora de acordo com as condições climáticas e variam ao longo do ano. No Ambiente de Contratação Livre, essas bandeiras não são aplicadas, o que aumenta ainda mais a economia em relação ao Mercado Cativo.

Preciso pagar a energia contratada com antecedência?

Mito. O contrato de compra de energia no Mercado Livre serve para garantir o preço e definir os montantes mínimos e máximos contratados de acordo com o seu histórico de consumo e necessidades da sua empresa, garantindo o preço da energia que você pretende consumir.  O pagamento pela energia consumida só ocorre no mês seguinte ao consumo, assim como funciona no Mercado Regulado.

Preciso de conhecimento técnico para gerir os contratos?

Verdade. Realizar as atividades burocráticas da migração, definir uma compra de energia estratégica e acompanhar os contratos no ambiente de contratação livre demanda conhecimento técnico e experiência no setor. Por isso, a assessoria da Sion é essencial para sua empresa ter uma migração tranquila e uma operação mensal segura e com economia.

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos assessores que ficaremos gratos em esclarecer! 

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações