O Mercado Livre de Energia é o ambiente de contratação de energia disponível para empresas e indústrias, que permite aos consumidores escolherem o próprio fornecedor de energia, negociando os preços e condições de contrato.
Vantagens de migrar para o Mercado Livre de Energia
Em 2021, o Ambiente de Contratação Livre representou 34% do consumo de energia no Brasil, atendendo a mais de 27 mil unidades consumidoras.
Esse número tão expressivo de empresas participantes ocorre porque o Mercado Livre de Energia proporciona várias vantagens. Conheça algumas:
Economia na conta de energia
Escolher participar do Mercado Livre de Energia é ganhar o direito de optar por qualquer fornecedor de energia do país, sem se prender ao monopólio da distribuidora local. Com a livre concorrência entre os geradores de energia, a tendência é que os preços diminuam, e assim, você pode negociar o valor da energia e as condições de contratação, optando por consumir do gerador que forneça a melhor economia para a sua empresa.
Fontes renováveis
No Ambiente de Contratação Livre, além de negociar o preço da energia, você também pode escolher a fonte da qual irá consumir, podendo optar por fontes renováveis, como a eólica, solar e biomassa, chamadas de “energias incentivadas” . Essa escolha, além de fortalecer a imagem da sua empresa através do consumo mais sustentável, também implica em um desconto de 50% a 100% na demanda contratada da distribuidora.
Sem bandeiras tarifárias
A energia contratada da distribuidora, além de ter preços menos vantajosos, também é sujeita a incidência de bandeiras tarifárias, taxas extras cobradas pela energia de acordo com as condições climáticas. Já no Mercado Livre, o preço que será pago pelo KWh é fixado em contrato com anos de antecedência, garantindo maior previsibilidade para os seus gastos com energia.
Quando é a hora certa de migrar para o mercado livre?
Se você quer contar com economia e previsibilidade na conta de energia da sua empresa, a hora de migrar é agora!
O seu contrato com a distribuidora de energia é renovado automaticamente todos os anos, por isso, quando sua empresa decide migrar para o Mercado Livre, é necessário realizar uma “denúncia do contrato” (um aviso à distribuidora) com pelo menos seis meses de antecedência dessa renovação., para que não haja cobrança de multa. Ou seja, perder o prazo da denúncia pode te deixar até um ano e meio a mais pagando mais caro.
Outro ponto importante é que, no Mercado Livre, a maioria dos fornecedores tendem a oferecer descontos muito maiores caso o contrato seja firmado com antecedência, por isso quanto antes você fechar o negócio, melhores serão os preços para os próximos anos.
A migração para o Mercado Livre de Energia tem suas burocracias, por isso quanto antes você começar, mais fácil será o processo. Para isso, é imprescindível contar com o suporte de uma gestora de energia especializada, como a Sion, que te orientará em todas as etapas, alertando quanto aos prazos e traçando a melhor estratégia de compra para garantir a sua economia!
Não deixe sua economia para depois! Contate agora um assessor e comece a economizar na conta de energia da sua empresa!