Com a notícia do reajuste de até 64% no valor das bandeiras tarifárias, anunciado em junho de 2022, muitos consumidores começam a se preocupar ainda mais com essa taxa extra cobrada nas faturas de energia.
Por isso, nesse material, esclarecemos como funciona o sistema de bandeiras tarifárias, quais os valores vigentes e te apresentamos uma alternativa para evitar essa taxa extra na conta de luz da sua empresa. Confira!
O que são bandeiras tarifárias?
As bandeiras tarifárias são cobranças extras na sua conta de energia, aplicadas em determinadas épocas do ano de acordo com as condições climáticas.
O sistema é um recurso criado em 2015 pela Aneel para cobrir os custos excedentes na geração de energia em momentos de crise hídrica. Como a principal fonte de energia da matriz brasileira é a hidrelétrica, a geração de energia fica comprometida em épocas de pouca chuva, e se torna necessária a ativação das usinas termelétricas, mais caras e mais poluentes.
Qual o valor das bandeiras tarifárias?
As bandeiras tarifárias têm quatro classificações: verde, amarela, vermelha, e vermelha patamar dois. Essas cores representam a “gravidade” da situação de geração de energia e consequentemente, a intensidade da taxa aplicada na fatura, sendo a verde sem cobrança extra e a vermelha patamar dois a mais pesada.
Em 2021, ainda foi aplicada a bandeira escassez hídrica, mais cara que todas as outras e criada em um período extremo de seca.
Os valores de cada bandeira são reajustados todos os anos. No reajuste definido em junho de 2022 e válido até a metade de 2023, valem os valores abaixo:
Como a bandeira tarifária afeta a minha conta de energia?
Quando aplicada, a bandeira tarifária representa um acréscimo por kWh consumido, portanto, o impacto na conta de luz será proporcional ao quanto de energia você utilizou.
Além do claro impacto no valor da fatura de energia, as bandeiras tarifárias também representam um risco à previsibilidade do seu caixa. Todo mês, o Operador do Sistema Nacional (ONS) avalia as condições climáticas e de geração de energia elétrica e define qual será a bandeira tarifária a ser aplicada no mês seguinte.
Como a bandeira depende das condições de geração, é difícil prever com precisão qual será a bandeira em cada mês do ano, por isso, o seu planejamento financeiro (pessoal ou da sua empresa) fica exposto às mudanças de bandeiras e possíveis aumentos na conta de luz.
Como evitar as bandeiras tarifárias?
A principal maneira de evitar a cobrança de bandeiras tarifárias é através do Mercado Livre de Energia, setor de contratação disponível para empresas de médio e grande porte que permite contratar energia direto do gerador, tendo acesso a preços mais competitivos e livre de bandeiras tarifárias.
Com preços mais atrativos e sem bandeiras, sua empresa pode economizar até 30% nos custos com energia. Conheça nosso e-book “Oportunidades e riscos: tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Livre de Energia” e conheça mais sobre esse modelo de contratação!
Para saber se a sua empresa pode migrar e economizar na conta de energia, entre em contato!