Desde 2004, após a Convenção de Comercialização de Energia Elétrica instituída pela Aneel, toda empresa que deseja participar do Mercado Livre de Energia deve vincular-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse órgão, que atingiu 12 mil associados em 2021, representando 35% do consumo de energia elétrica no Brasil, é responsável por integrar todos os participantes envolvidos e garantir a segurança nas negociações de energia.
De modo geral, os agentes do Mercado Livre de Energia se dividem em três grupos, de acordo com a sua função: geração, distribuição e comercialização. Confira!
Geração
São os agentes responsáveis pelas usinas que convertem energia de diversas fontes (renováveis ou não) em energia elétrica. No Brasil, predomina a geração a partir da fonte hídrica, mas fontes como a eólica e solar estão ganhando cada vez mais espaço.
Esses geradores podem ser Concessionárias de Serviço Público, Produtores Independentes ou Autoprodutores de Energia.
Distribuição
São as empresas concessionárias e permissionárias donas da rede de distribuição composta por postes, cabos e transformadores que efetivamente levam a energia até o consumidor.
No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), elas cobram pela energia em função dos preços definidos pela ANEEL, sujeitos às bandeiras tarifárias. No Ambiente de Contratação Livre, essas empresas ficam responsáveis apenas pela distribuição de energia, ou seja, o preço da energia é definido entre o Gerador e o Consumidor, sem a cobrança de bandeira tarifária.
Comercialização
Nessa classificação entram as comercializadoras e os consumidores livres e especiais.
As comercializadoras são os agentes responsáveis pela compra e venda de energia no Mercado Livre. Através do contrato com as comercializadoras, sua empresa pode definir o preço da energia, prazo de contrato e condições de pagamento, viabilizando as melhores condições para o consumidor.
Já os consumidores vinculados à CCEE são todas as empresas aptas a comprar energia no Ambiente de Contratação Livre. Esses consumidores podem ser livres, ou seja, autorizados a contratar energia de qualquer fonte, ou especiais, aptos a comprar energia apenas de fontes renováveis, de acordo com critérios de demanda.
Bônus: Assessoria de Energia
Uma peça que também é fundamental nas negociações no Mercado Livre de Energia é a figura da Assessoria de Energia, empresa cadastrada e autorizada a operar na CCEE na representação comercial e técnica de seus clientes.
A Sion é uma dessas empresas que presta assessoria independente em energia, comprometida a buscar soluções personalizadas para a sua empresa economizar com segurança. Com acesso a diferentes geradores orientamos toda a estratégia de negociação de energia, conduzimos o processo de migração e realizamos a gestão mensal do seu consumo, resultados e obrigações perante os agentes do Ambiente de Contratação Livre.
Entre em contato e conheça mais sobre o nosso serviço!