·

Tendências do Mercado de Energia para 2022

Tendências do Mercado de Energia para 2022

Conheça algumas das tendências para o mercado de energia em 2022!

Aumento do custo de energia nas distribuidoras

De acordo com nota da  ANEEL , o preço de energia nas distribuidoras deve subir 21% em 2022, devido aos impactos da crise hídrica de 2021 e o esvaziamento dos reservatórios. Esse percentual pode variar em cada Estado, mas certamente atingirá as faturas de energia de todo o país.

Aumento do consumo de energia

Para 2022, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE – estima um aumento de 2,7% na carga de energia no país. Essa estimativa leva em conta a projeção de crescimento de 1,3% no PIB, a gradual recuperação da economia brasileira e os investimentos promissores em infraestrutura e exportação, que devem aumentar o consumo de energia no país..

Expansão do Mercado Livre de Energia

O ACL – Ambiente de Contratação Livre – é o setor que permite aos consumidores contratar energia diretamente do gerador, negociando preços, fontes e prazos com segurança e transparência. Atualmente, o Mercado Livre de Energia é responsável por 34% do consumo de energia elétrica nacional e nos Estados industrialmente mais ativos, como Minas Gerais, esse percentual já é maior que 50%.  Conheça quais as expectativas para esse setor no ano de 2022!

A aprovação do Projeto de Lei 232/2016, que expande o mercado livre de energia elétrica no Brasil deve aumentar o número de consumidores que podem escolher seus fornecedores de energia.

A partir de janeiro de 2022, médias empresas com carga mínima de 1000 kW poderão se tornar consumidores livres e contratar energia de qualquer fonte diretamente do gerador. Até o momento, essas empresas se enquadram como consumidores especiais e podem participar do Mercado Livre de Energia consumindo apenas de fontes renováveis.

Até o fim de 2022, a Aneel também deve apresentar a proposta para a avaliar a abertura do mercado para pessoas jurídicas com consumo inferior a 500 kW, para que entre em vigor em 2024.

A autoprodução é uma solução em crescimento a qual permite que as empresas produzam energia para o consumo próprio e vendam o eventual excedente no Mercado Livre de Energia. Assim, aproveitam os benefícios do ACL com segurança e previsibilidade, garantindo preços e condições personalizadas.

Novas propostas legislativas que trazem ainda mais segurança jurídica ao setor, incentivos fiscais e o cancelamento de taxas de importação sobre equipamentos fotovoltaicos são fatores que devem incentivar ainda mais o crescimento dos investimentos em energia renovável através da autoprodução.

Cenário climático

Mesmo com o aumento das chuvas no final de 2021, o Ministério de Minas e Energia afirma que a situação climática para 2022 ainda é instável e não é possível garantir uma situação favorável nos reservatórios.  Isso pode tornar necessária, assim como no ano passado, a ativação de usinas termelétricas e a importação de energia, o que tende a impactar bastante o preço da energia e as bandeiras tarifárias no ambiente tradicional de contratação.

Essa instabilidade destaca a necessidade dos grandes consumidores buscarem soluções para reduzir o gasto com energia das suas empresas. Na Sion você tem o apoio de assessores de energia qualificados para encontrar a melhor opção para o seu negócio no Mercado Livre de Energia, sem bandeiras tarifárias e através de fontes alternativas.

Entre em contato e receba um estudo de economia gratuito e personalizado!

POSTS MAIS RECENTES

Entenda os impactos na escolha da fonte de energia para seu negócio.

A maneira mais simples de economizar na fatura de energia do seu negócio.

Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) permite que todos os consumidores conectados na rede em alta tensão possam participar do Mercado Livre de Energia.

Siga nas redes

Inscreva-se para receber noticias e atualizações